Se você tem uma rede de telecomunicações em sua empresa, você já deve ter se perguntado, pelo menos uma vez, por que certificar essa rede, e abaixo, você vai entender que isso é importante, tanto para confiabilidade de sua rede, bem como para conseguir maior período de garantia do fabricante.
No Brasil, as principais empresas de produtos para redes oferecem 5 anos de garantia. Essa garantia pode ser estendida para 10 ou 15 anos se o trabalho for executado por uma empresa certificada. Se 15 anos de garantia parece ser muito tempo, imagine então 25 anos. É isso mesmo, dependendo da importância da obra, o fabricante do cabo, em conjunto com a empresa instaladora, pode oferecer até 25 anos de garantia nos produtos (empresa fabricante). Mas para que essa garantia super estendida possa ser oferecida, é imprescindível que toda a estrutura do cabeamento seja testada e certificada com equipamento adequado.
Nesse caso a certificação pode garantir um período adicional de garantia da ordem de quatro vezes a garantia original. Com isso todas as partes saem ganhando. O cliente porque recebeu uma garantia bem maior, o instalador conquistou a gratidão do cliente e o respeito do fabricante dos cabos e este último ganhou a certeza de que a obra foi muito bem executada e que nenhum problema técnico foi encontrado em testes e certificações.
Mesmo sem a necessidade de garantia estendida, a certificação de cabos de cobre e fibra é extremamente importante em qualquer entrega de serviço pois previne problemas e garante que o serviço foi de fato executado de acordo com todas as normas e sem problemas na passagem de cabeamento, conectorizações ou até mesmo passivos de rede danificados. Sem ela os reparos devem ser feitos em uma rede ativa ou pior, em uma rede que está sofrendo uma interrupção.
Segundo estudos, metade das falhas ou interrupções na rede são causadas por cabeamento problemático ou mal instalado, isso pode trazer prejuízos enormes para sua empresa, uma rede inativa causa a perda de receita e produtividade, redução de serviço ao cliente e desvantagem competitiva.
1 – Wiremap (Mapa de Fios);
2 – Lenght (Comprimento do cabo lançado);
3 – Attenuation ou Insertion Loss (Atenuação);
4 – NEXT Loss (Near end Crosstalk);
5 – PS-NEXT Loss (Power Sum NEXT);
6 – FEXT (Far End Crosstalk);
7 – ELFEXT Loss (Equal Level Far End Crosstalk);
8 – PS-ELFEXT Loss (Power Sum Equal Level Far End Crosstalk);
9 – Return Loss (Perda de retorno);
10 – Propagation Delay (Atraso de propagação);
11 – Delay Skew ou Propagation Delay Skew ( Desvio de propagação);
12 – ACR (Atenuation to Crosstalk Ratio);
13 – PS-ACR (Power Sum Attenuation to Crosstalk Ratio);
14 – Alien Crosstalk (Linha Cruzada adjacente);
15 – Insertion Loss Deviation;
16 – DC Loop Resistance.
Serviços de Certificação de redes cabeamento metálico
Certificação de cabos Cat5e, Cat6, Cat6A, Cat8, Equipamento Fluke de ponta anualmente calibrado em centro autorizado, envio de documentação completa.
Serviços de Certificação de redes ópticas
Certificação de cabos ópticos Multimodo OM1/OM2/OM3/OM4/OM5 e monomodo (SM) com OTDR Fluke.
Entre em contato com a nossa equipe.
Um de nossos especialistas entrará em contato com você em breve.
R. Dr. Laurentino de Azevedo - Nova Petrópolis, São Bernardo do Campo - SP
contato@tsitec.com.br